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Atividade 1

Ao ler o texto 2 "Funções e papéis da tecnologia" de Alexandre Thomaz Vieira ,destaco as principais situações que chamaram minha atenção:

1) Benefícios  que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno.

2) O trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula.

3) Conhecimento não é dado nem informação.

4) Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações.

5) O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações.

6) A criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e informações para permitir a criação e melhoria de conhecimento sobre os processos da escola requer de nossa parte, muito bom senso. Há pontos importantes que poderão nos ajudar a decidir a respeito de projetos dessa natureza:
- Começar pela organização das informações que são consideradas as mais relevantes.
- Iniciar com um projeto-piloto limitado a um ponto bem determinado, deixando que iniciativas adicionais sejam estabelecidas a partir de novas demandas.
- Trabalhar em múltiplas frentes simultaneamente (tecnologia, organização, cultura).

7) A implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar. Nesse sentido, os tópicos abaixo apresentam algumas considerações importantes sobre o problema:
- Pensar a organização por inteiro, isto é, como um sistema.
- Construir e facilitar a construção de grupos que aprendem a partir de sua prática.
- Concentrar-se em questões de desenvolvimento pessoal - Levar em conta a cultura organizacional existente.
- Criar estruturas organizacionais menos hierárquicas e mais auto- organizadoras.

Conclusão : 

O texto deixa claro a amplitude da tecnologia e o seu poder de transformar 
dados e informações em conhecimento.Mas existe um desafio em qualquer projeto de inovação tecnológica na área educacional. Sabemos que, se a tecnologia não recebe o tratamento educacional necessário, o alcance do projeto tende a ser efêmero, não alterando o cotidiano de professores e alunos nem trazendo contribuições ao processo de ensino-aprendizagem.

Para que possamos obter um ambiente informatizado que realmente contemple a aprendizagem,precisamos do envolvimento e da organização de todos,se não apenas estaremos vestindo o velho com roupa nova que não incorporam nada de novo no que se refere à concepção do processo de ensino- aprendizagem. 

Dessa forma, as novas tecnologias são usadas apenas como instrumento,o que tende a ser inócuo na educação se não repensamos os demais elementos envolvidos nesse processo. Nesses termos, sua utilização acaba por resultar quase sempre em aulas em vídeo iguais às da escola de hoje, ou a textos em microcomputadores, interativos e auto-instrutivos, mais limitados que os livros existentes nas estantes escolares .

E o que queremos na verdade para todos os nossos alunos é que o ambiente escolar informatizado ajude de forma dinâmica na construção do conhecimento.


Bibliografia consultada:


 VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

PRETTO, Nelson. 1996.Uma escola sem/com futuro – educação e multimídia. Campinas: Papirus.

KAWAMURA, Regina. 1998. Linguagem e Novas Tecnologias. In: ALMEIDA, Maria José P.M. de, SILVA, Henrique César da. (Orgs.). Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência. Campinas: Mercado das Letras.

CANDAU, Vera M. 1991. Informática na Educação: um desafio. Tecnologia Educacional, v.20,
n.98, 99, p.14-23, jan/abr.1991.






Fichamento 2 (texto 6)

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcine Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias e foi extraído do site http://www.tvebrasil.com.br/salto - Boletim 2002.

Resumo:

O texto deixa claro que a liderança e a formação do gestor é importante na implantação das TICs na escolas e que não há como promover mudanças sem o envolvimento e a sedução de todos os participantes em prol do estabelecimento de uma cultura de colaboração. Não há como promover a colaboração sem o diálogo e a troca de experiências entre professores, funcionários, pais, alunos, gestores e comunidade.

No entanto,fazer com que as TICs sejam incorporadas na atuação de todos requer um trabalho intenso de conscientização sobre sua importância, a começar pelo próprio gestor, que pode utilizá-la no controle e organização dos atos administrativos e pedagógicos, obtendo subsídios para a tomada de decisões, pois tem acesso fácil e amplo às informações. A inserção das tecnologias na escola pode gerar resistência e rejeições quando mal trabalhada, mas também pode provocar mudanças benéficas se for feita de maneira a envolver e motivar a todos para a sua utilização eficaz.

Citações importantes:

[...]Há que se empregar nas ações de hoje todos os recursos disponíveis, inclusive as TIC, tendo em vista a criação de comunidades colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias redes de conhecimentos, cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e mais humanitária[...].

[...]as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações[...].

[...]dificuldades se fazem presentes, as quais se relacionam tanto com a ausência de condições físicas, materiais e técnicas adequadas, quanto com a postura dos dirigentes escolares, pouco familiarizados com a questão tecnológica[...].

[...]A gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola, tendo em vista a escola como organização viva que aprende empregando todos os recursos disponíveis, entre os quais as TICs[...].

[...]O papel do gestor não é apenas o de prover condições para o uso efetivo das TIC em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional[...]

[...] Em um ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de percorrer distintos caminhos, os nós e as conexões existentes entre informações, textos e imagens; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e recursos[...].

Comentários(parecer crítico):

Na gestão de tecnologias na escola  a formação e a liderança do gestor é fundamental para o desenvolvimento das TICs . Para Lima (2007):
“a criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente”.

As mídias invadem hoje a casa de todos, não conhecê-las nos tornam pessoas isoladas na sociedade, primeiro apareceram os televisores, rádios, DVDs, computadores, a internet, celulares e redes sociais,surge aí o multiletramento.Tal realidade chama a atenção dos jovens e muitas vezes parecem ser mais interessantes do que estar em uma sala de aula com o velho giz e lousa verde. Mas mesmo diante deste quadro muitos professores ainda resistem à quebra de paradigmas com aulas inovadoras, têm medo de que os computadores possam substituí-los, quando na verdade são ferramentas essenciais para despertar o interesse do aluno pelo aprendizado.

As tecnologias não devem ser inseridas na escola apenas como exigência do mercado, mas como parte dos projetos pedagógicos para conhecer as novas linguagens e trazer o novo mundo à realidade do aluno.
“Com o advento das tecnologias de informação, em especial a internet, foi possível modificar a forma de acessar, recuperar e transmitir informações, ocasionando um significativo aumento de novas metodologias e ferramentas aplicadas ao ensino,estabelecendo assim, uma nova cultura, uma nova realidade.”  (SANTOS, 2005).

Bibliografia consultada:

Texto da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias e foi extraído do site http://www.tvebrasil.com.br/salto - Boletim 2002 (acesso em 07/08/2004).

ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.

LIMA, E. Escolas aprendem com a tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

SANTOS,E. M.; RESENDE, J.T.V; KOTSKO, E.G.SILVA. Perfil dos Acadêmicos do curso de ciências licenciatura plena de acordo com as tecnologias de informação. Revista Ambiência
Guarapuava, PR v.1 n.1 p. 47-57 jan./jun. 2005. Disponível em: www.unicentro.br/editora/revistas/ambiencia/v1n1/artigo%2047-57.pdf. Acesso em 01/08/2010.

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